segunda-feira, 8 de maio de 2017

Os vasos sanguíneos são tubos por onde o sangue circula:

As artérias,
 que levam sangue do coração ao corpo; as veias, que o reconduzem ao coração; 

Os capilares, que ligam artérias e veias. Num circulo completo, o sangue passa pelo coração duas vezes: primeiro rumo ao corpo (grande circulação)depois rumo aos pulmões (pequena circulação).
 

As artérias transportam sangue arterial e sangue venoso do coração para o resto do corpo.

As veias levam o sangue arterial e venoso para o coração.

As artérias são mais espessas e elásticas do que as veias, pois as artérias têm de suportar a pressão do sangue bombeado pelo coração.

As veias na parte inferior do organismo possuem válvulas que impulsionam o sangue para o coração. Foi a forma que a natureza arranjou na passagem de quadrúpedes a bípedes. São estruturas frágeis e com a idade, excesso de peso, por exemplo, deixam de funcionar e originam as varizes.

Os capilares são vasos constituídos por apenas uma camada de células, são extremamente fininhos comunicam com as veias através das vénulas e com as artérias através das arteríolas. Só para teres uma ideia da dimensão, os glóbulos vermelhos passam um a um por estes vasos sanguíneos e os glóbulos brancos passam através das paredes por diapedese.
MORFOLOGIA DO CORAÇÃO

Coração-  Está localizado na cavidade torácica, na parte central, entre os pulmões,  inclinado para o lado esquerdo e está protegido pelo esterno. O seu tamanho é de mais ou menos um pulso fechado.


Parede do coração-

É constituída por três camadas: 

Endocárdio que reveste a parte interna do coração; 

Miocárdio, é camada mais espessa irrigada por numerosos vasos sanguíneos, dos quais fazem parte as coronárias.

Fisiologicamente as células do miocárdio são contínuas permitindo a passagem dos estímulos cardíacos e pelo Pericárdio que é uma dupla membrana.

O seu interior está dividido em 4 cavidades: as cavidades superiores que são mais pequenas que as inferiores, denominam-se por aurículas (direita e esquerda) e as cavidades inferiores que são os ventrículos (direito e esquerdo).

O sangue arterial transporta sangue rico em oxigénio e o venoso sangue rico em dióxido de carbono.

A separar as aurículas dos ventrículos existem as válvulas. Do lado direito a válvula chama-se tricúspide e a do lado esquerdo a bicúspide ou mitral.

As aurículas comunicam sempre com as veias e os ventrículos com as artérias